(11) 9 9914-9335

NO AR

TURMA DA CRIANÇA (REPRISE)

www.summertv.net

Aventurando

Gravação Aventurando em São Tomé Das Letras, Minas Gerais, Brasil.

Publicada em 25/06/18 as 10:41h por SUMMER TV - CANAL 11 NET - 901 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

São Tomé Das Letras, Minas Gerais, Brazil.  (Foto: Proteu - Aventurando)
Gravação do programa Aventurando em São tomé das Letras MG

São Tomé Das Letras, Minas Gerais, Brazil.

São Tomé das Letras (MG) A cidade das pedras está a cerca de 1400 metros de altitude, cercada por um lindo vale cheio de cachoeiras, grutas, trilhas, um verdadeiro reduto ecológico. É conhecida também como a cidade de pedra com comunidades alternativas e locais de grande gastronomia. 

Ainda na estrada, ao nos aproximarmos do destino, de longe avistamos a imensa montanha rochosa onde esconde-se a vila de São Thomé das Letras, MG.

A cidade está encravada no alto da serra, sobre sedimento mineral de quartzito, a famosa "pedra de São Tomé", usada no piso à beira de piscinas e nas casinhas da cidade, além de matéria-prima para muitos artesanatos locais.

São Tomé das Letras com seu ar rústico e místico está a 350 km de São Paulo e 310 km de Belo Horizonte. É uma viagem para relaxar e deixar a energia boa das rochas fluir.

Ladeira do Amendoim - Você já pensou em desligar o motor do carro, deixá-lo no ponto morto e vê-lo subir um morro sozinho? O turista que chega a São Tomé das Letras (MG) pode viver essa experência ao visitar a "Ladeira do Amendoim", uma das atrações turísticas da cidade. Ilusão de ótica ou não, o fato desperta a curiosidade dos visitantes.

O mesmo acontece com o corpo de quem anda pelo local. Para ter a sensação de estar sendo puxado, Seu Tomé pede para as pessoas descerem a ladeira andando de costas para posteriormente também subir de costas. Ao soltar o corpo, a impressão é de realmente estar sendo puxado na subida.

"O magnetismo neste ponto é muito forte"

Gruta do Carimbado - Atualmente, por questões ambientais é proibido seguir a trilha até a gruta, apesar de muitos aventureiros o fazerem. Respeitamos e não seguimos em frente.

Segundo o site Visite São Thomé, já na década de 1990, geógrafos, historiadores, pesquisadores e a mídia exploraram a gruta com a missão de chegar ao seu final. Uma equipe da Rede Globo conseguiu percorrer quase 15 km e não encontrou saída, o ar rarefeito e a alta temperatura do local, tornou o prosseguimento da expedição inviável. Até hoje, ninguém conseguiu alcançar maiores distâncias ou determinar para onde leva o caminho subterrâneo.

O centrinho de São Tomé é formado basicamente pela praça da igreja matriz e as ruas do entorno, onde há diversos restaurantes, bares e lojinhas com muitos objetos legais, desde roupas, pedras, duendes, chapéu de bruxa e lembranças e objetos de decoração feitos com a pedra de São Tomé.

É um passeio gostoso, entrar nas lojas, conversar com as pessoas, comprar algo legal.

Compras — Não volte da viagem sem comprar uma lembrança da cidade. Dentre as diversas lojinhas, indicamos a Luz da Lua e a Meia Lua. Na primeira, vale a pena olhar as pedras preciosas, roupas indianas e incensos Nag Champa. Na segunda, destacamos as peças decorativas.

A gruta de São Thomé -  fica no centro histórico, ao lado da igreja matriz. O acesso é bastante fácil. É possível usar como lugar de descanso ou subir na pedra e ter um belo mirante.

Aliás, a origem do nome do município explica-se com as inscrições rupestres encontradas em uma das paredes da gruta. A tese mais aceita atribui o fato aos índios cataguases, antigos moradores da região. Os mais religiosos crêem que teria sido obra do próprio Santo.

A Casa da Pirâmide - é um dos principais pontos turísticos de São Tomé e um dos melhores lugares para estar na hora do pôr do sol. 

Outros pontos turísticos de São Tomé próximos à Casa da Pirâmide são o Mirante Antônio Rosa, a Pedra da Bruxa e o Cruzeiro. Estão todos localizados na parte sul da cidade, bem próximos à Praça com a estátua do Santo.

Cachoeira do Flávio - São 6 km do centro da cidade. E por conta da facilidade de acesso e condições para o banho, é a cachoeira para ir com as crianças, terceira idade ou casais preguiçosos. A água é limpinha e as duas quedas d'água formam uma piscina natural rasinha.

Cachoeira Vale das Borboletas - São 3 km da cidade. É a cachoeira mais perto e vale a visita pela beleza do local, com vegetação selvagem, flores silvestres, pássaros e borboletas. É possível entrar na piscina natural que se forma para tomar uma ducha na queda de mais de 5 metros de altura.

Cachoeira Shangri-lá - é uma viagem mais longa, pois as corredeiras de Shangri-lá ficam a cerca de 20 km do centro de São Tomé. O legal desta trilha são as inscrições rupestres que podem ser vistas nas pedras ao longo do trajeto.

Cachoeira Véu da Noiva - São 9 km da cidade. O local é lindo e ótimo para o banho, porém o acesso em declive tem grau de dificuldade médio. 

Cachoeira da Lua - São 6 km do centro. O nome do local é por conta do reflexo da lua no lago natural que se forma à beira da queda d'água.

Cachoeira Eubiose - São 3 km da cidade. É uma cachoeira de fácil acesso e boa para ir com crianças, pois é bem rasinha.

Depois de todas essas dicas só resta a gente pegar a mochila e ir a caminho de São Tomé das Letras - MG

E você? Gostou da reportagem?
Não perca esse e muitas outras aventuras nos sites:

SUMMERTV.NET

http://tripforever.com.br/



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual destes lugares você gostaria de conhecer?

 Arraial do Cabo - RJ
 Capitólio - MG
 Campos do Jordão - SP
 Cananéia - SP
 São Tomé das Letras - MG







.

LIGUE E PARTICIPE

11999149335

Visitas: 589419
Copyright (c) 2020 - SUMMER TV - CANAL 11 NET - CANAL 242 MAXCLOUD TV - RÁDIO ROCKNAWEB