(11) 9 9914-9335

NO AR

BELEZA

www.summertv.net

MEIO AMBIENTE

Filhote de jubarte dá salto surpresa e encanta pesquisadores; vídeo

Publicada em 25/06/18 as 10:11h por G1 - 434 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Baleia jubarte salta próximo a Laje de Santos, no litoral de São Paulo  (Foto: (Foto: Henrique Chaves/Arquivo Pessoal))

Pesquisadores flagraram um grupo de baleias jubarte próximo a Laje de Santos, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (21). Um filhote, que estava com os pais, deu um salto surpresa, que foi registrado por um dos pesquisadores. A cena emocionou os passageiros do barco e, depois de ser postada na web, encantou muita gente.

Um grupo de cerca de 15 pessoas saiu de barco de Santos, na última quinta-feira, em direção ao Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS), que fica a 42 km da costa. Monitores do Parque, integrantes do Instituto Laje Viva e o oceanógrafo Marcelo Kitahara, da Unifesp e da USP, iniciavam uma expedição que tinha como objetivo remover o Coral Sol, espécie que ameaça a biodiversidade marinha no Calhau, rocha que fica próxima a Laje de Santos.

Porém, durante o percurso de ida, os pesquisadores se depararam com um grupo de baleias jubarte. Uma delas saltou e, depois, os animais desapareceram. Quando o grupo estava voltando do Calhau, após realizar o serviço, os pesquisadores avistaram novamente as baleias.

"Encontramos um grupo enorme, tinha pelo menos umas oito. Elas estavam saltando, brincando. Ficamos lá observando e se encantando", conta Paula Romano, pesquisadora e diretora do Instituto Laje Viva, ONG que visa a preservação e a conscientização ambiental e atua em prol da conservação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

O oceanógrafo e monitor da ONG Henrique Chaves aproveitou para registrar o momento com o celular e flagrou uma delas saltando no mar. "Fiz pra deixar guardado. Não é todo dia que você encontra com uma jubarte", falou.

Segundo Paula, como as baleias estavam muito próximas ao barco foi possível avistar machos, fêmeas e filhotes no grupo. Pelo tamanho, ela acredita que foi um filhote que saltou na frente deles. "Estávamos no barco, ela (baleia) saltou bem próxima a gente. Tinhamos acabado de fazer uma foto e ela, de repente, saltou. Foi uma emoção indescritível", conta.

A pesquisadora explicou que as baleias jubarte vêm da região da Patagônia e passam pelo litoral de São Paulo na viagem em destino ao Arquipélago dos Abrolhos, na Bahia. Geralmente, elas não se aproximam da costa. Porém, esse comportamento tem se alterado nos últimos anos.

"Não era comum. Há uns quatro anos temos notado grupos mais próximos a costa. Elas estão se aproximando mais, talvez, por conta de mudança de corrente e temperatura de água", diz a pesquisadora.

Já para Chaves, essa foi uma experiência única. Ele nunca tinha avistado uma baleia jubarte tão de perto. A imagem ficará marcada na memória dele e, para a sua sorte, também em seu celular. "Foi a primeira vez e ainda consegui ser contemplado com um salto desses. Foi indescritível, uma das melhores sensações da minha vida. Nunca imaginei que iria conseguir presenciar uma cena dessas.", finaliza.

Laje de Santos localiza-se a aproximadamente 42  km da costa de SP (Foto: José Claudio Pimentel/G1)

Laje de Santos localiza-se a aproximadamente 42 km da costa de SP (Foto: José Claudio Pimentel/G1)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual destes lugares você gostaria de conhecer?

 Arraial do Cabo - RJ
 Capitólio - MG
 Campos do Jordão - SP
 Cananéia - SP
 São Tomé das Letras - MG







.

LIGUE E PARTICIPE

11999149335

Visitas: 589117
Copyright (c) 2020 - SUMMER TV - CANAL 11 NET - CANAL 242 MAXCLOUD TV - RÁDIO ROCKNAWEB